Dão Doc

Dão Doc

TERRAS DÃO DOC

Na área geográfica atualmente identificada como sendo a IG "Terras do Dão" (correspondente à anteriormente designada por zona da Beira Alta) encontramos duas áreas delimitadas para a produção de vinhos com Denominação de Origem.

A área geográfica de produção DO "Dão", situada no centro Norte de Portugal, num enclave montanhoso, encontra-se rodeada a Poente pelos picos do Caramulo e do Buçaco e a Norte e Leste pelas imponentes serras da Nave e da Estrela

 

Que constituem uma barreira importante às massas húmidas do litoral e aos ventos agrestes continentais.

Esta região, onde as vinhas predominam entre as cotas de 400-500 m, indo, no entanto, até aos 800 m, possui solos graníticos geralmente de baixa fertilidade, com afloramentos xistosos a Sul e a Poente. Possui um clima que embora sendo temperado, é, no entanto, bastante frio e chuvoso no Inverno e, frequentemente, muito seco e quente no Verão.
Um pouco a Norte desta região, podem ser produzidos os vinhos com a DO "Lafões".
Os solos, de origem granítica com manchas de xistos pré-câmbricos, são frequentemente húmicos e férteis. A região, contudo, apresenta algumas semelhanças com a região dos Vinhos Verdes, quer pelo tipo de condução das videiras que se encontram nos campos de cultura a servir de bordaduras, encostadas a "uveiras", em latadas ou ramadas, predominando desta forma a vinha alta, quer pelas características do vinho branco (pouco alcoólico, rico em ácido málico e bastante frutado) e do vinho tinto, com boa capacidade de envelhecimento.

IG "Terras do Dão"
Legislação Base
Portaria n.º 593/2010, de 29 de Julho, Decreto-Lei n.º 212/2004, de 23 de Agosto e Reg. (CE) nº 1234/2007 do Conselho, de 22 de Outubro, com as alterações introduzidas pelo Reg. (CE) nº 491/2009, do Conselho de 25 de Maio.

Área Geográfica
No âmbito da Indicação Geográfica “Terras do Dão” é reconhecida a sub-região “Terras de Lafões” como indicação complementar.
“Terras do Dão”
Aveiro, concelhos de Sever do Vouga ( somente as freguesias de Cedrim e Couto de Esteves). Coimbra, concelho de Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua. Guarda, concelhos de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia. Viseu, concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva e Viseu.
Sub-região “Terras de Lafões” 
Aveiro, concelhos de Sever do Vouga (somente as freguesias de Cedrim e Couto de Esteves). Viseu, concelhos de Castro Daire, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vouzela e Viseu (freguesias de Bodiosa, Calde, Campo, Lorosa e Ribafeita).
Castas
Tintas
Água-Santa, Alfrocheiro, Alicante-Bouschet, Amaral, Alvarelhão, Aragonez (Tinta-Roriz), Azal, Baga, Bastardo, Cabernet-Franc, Cabernet Sauvignon, Camarate, Campanário, Castelão (Periquita), Cidreiro, Coração-de-Galo, Cornifesto, Grand-Noir, Jaen, Malvasia-Preto, Marufo, Merlot, Monvedro, Moreto, Pilongo, Pinot-Noir, Português-Azul, Rabo-de-Ovelha-Tinto, Rufete, Syrah, Tinta-Carvalha, Tinta-Francisca, Tintem,

Tinto-Cão, Touriga-Fêmea, Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Trincadeira (Tinta-Amarela), Vinhão, Alvar-Roxo (R), Folgasão-Roxo (R), Gewurztraminer (R) e Malvasia-Fina-Roxa (R).

Brancas
Alicante-Branco, Alvar, Alvarinho, Arinto (Pedernã), Arinto-do- Interior, Assaraky, Barcelo,Bical, Cercial, Chardonnay, Dona-Branca, Encruzado, Fernão-Pires (Maria-Gomes), Folgazão,Folha-de-Figueira Fonte-Cal, Gouveio, Jampal, Loureiro, Luzidio, Malvasia-Fina, Malvasia-Rei,Pinot-Blanc, Rabo-de-Ovelha, Riesling, Sauvignon, Semillon, Sercial (Esgana-Cão), Sercialinho,Síria (Roupeiro), Tália, Tamarez, Terrantez, Uva -Cão, Verdelho, Verdial -Branco, Viosinho e Vital.

 

Não há nenhum produto para listar nesta categoria.

MercadoNacional - MudançasMercadoNacional - SotãoMercadoNacional

>MercadoNacional é uma empresa do Grupo RMSG, Ldª, onde poderá facilmente encomendar os melhores produtos regionais e Gourmet do melhor que se produz em Portugal, e sempre ao melhor preço.! >MudançasMercadoNacional é uma empresa do Grupo onde criamos alegria e libertamos espaço na sua nova casa.! >No SotãoMercadoNacional é fácil encontrar e há de tudo para comprar. Pode efectuar pesquisas, em função da Categoria e Sub-Categoria em que o Artigo se encontra, assim como pela Localização do mesmo. Assim os compradores encontram facilmente o que procuram perante as suas necessidades. Experimente já!

Contacte-nos

encomendas@mercadonacional.pt
geral@mercadonacional.pt

Twitter

Facebook