Vinho Madeira Doc

Vinho Madeira Doc

MADEIRA

Com uma superfície total de 738Km2, a Ilha da Madeira está situada entre os paralelos 30 e 33º N, em pleno Oceano Atlântico.
Descoberta por navegadores Portugueses em 1418, a Ilha da Madeira cedo despertou o interesse do Infante D. Henrique que a considerou privilegiada para o plantio da vinha e da cana do açúcar, pois introduziu o seu cultivo na ilha, mandando vir da Grécia, cepas.

"Malvasia," originárias de Napoli di Malvasia, perto de Sparta.
De clima ameno e de terrenos saibrosos de solos vulcânicos e basálticos, a vinha conquistou a Ilha e a paisagem madeirense transformou-se.
O minifúndio, muito parcelado e valorizado em larga medida por uma policultura bastante intensiva e variada que associa tradicionalmente a criação de gado ao milho, ao feijão, à batata e à vinha na periferia, geralmente disposta em latadas ou ramadas, é semelhante ao que encontramos no Minho.
A vinha ocupa, neste mundo rural, cerca de 1700 ha e destina-se sobretudo à produção do VLQPRD "Madeira", produto cuja exportação já se fazia no Século XVII. As zonas eleitas para esta cultura são as encostas soalheiras viradas a sul onde, na sua forma alta, a vinha dá abrigo a outras culturas, muito embora se cultive também em forma baixa, em especial nas vizinhanças do mar.

IGP "Terras Madeirenses"
Legislação Base
Portaria n.º 86/2004, de 2 de Abril, da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Portaria n.º 87/2004, de 2 de Abril, da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, e Declaração de Retificação, de 24 de Maio de 2004, da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, que retifica o anexo único da Portaria n.º 86/2004, de 2 de Abril.

Área Geográfica
Abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Castas
Tintas e Rosadas

Aragonez (Tinta Roriz), Bastardo, Cabernet Sauvignon, Complexa, Deliciosa, Malvasia Cândida Roxa (Malvasia Roxa), Merlot, Syrah, Tinta Barroca, Tinta Negra (Tinta Negra Mole), Touriga Franca (Touriga Francesa) e Touriga Nacional.

Brancas
Arinto, Arnsburger, Carão de Moça, Chardonnay, Chenin, Folgasão (Terrantez),Malvasia Branca de São Jorge, Malvasia Cândida, Malvasia Fina (Boal),Sauvignon, Sercial, Tália (Ugni Blanc) e Verdelho.


DOP "Madeira"
Legislação Base
Portaria n.º 40/82, de 15 de Abril, da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, Decreto Regulamentar Regional n.º 20/85/M, de 21 de Outubro, Portaria n.º 125/98, de 29 de Julho, da Secretaria Regional da Agricultura, Florestas e Pescas e Portaria n.º 91/2000, de 09 de Outubro, da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas.

Área Geográfica
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Madeira" é coincidente com a área da Região Autónoma da Madeira apropriada à cultura da vinha e abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Vinho de Canteiro: Vinho alcoolizado durante ou logo após a fermentação, sendo a seguir armazenado em cascos onde envelhece durante um período mínimo de 2 anos. Só pode ser considerado em condições de engarrafamento decorridos, pelo menos, 36 meses após a última alcoolização. (1)
Vinho de Estufagem: O envelhecimento por estufagem só pode ser efetuado a uma temperatura não superior a 50ºC e por um prazo nunca inferior a 3 meses. O vinho só pode ser engarrafado decorridos, pelo menos, 12 meses após a estufagem. (2)
Colheita: Vinho de uma só colheita, com direito à indicação de data da respetiva vindima. Só pode ser engarrafado a partir de 31 de Outubro do quinto ano da data da vindima.
Garrafeira ou Frasqueira(3): 20 anos em madeira.
Solera(4): O engarrafamento só pode ser feito após 5 anos em casco; de cada um dos cascos só pode ser retirado anualmente, no máximo, 10% do vinho existente.

Castas Recomendadas
Tintas

Bastardo, Malvasia Cândida Roxa (Malvasia Roxa), Tinta (Tinta da Madeira),Tinta Negra (Tinta Negra Mole) e Verdelho Tinto.
Brancas
Folgasão (Terrantez1), Malvasia Fina (Boal1), Malvasia Cândida, Sercial e Verdelho.

Castas Autorizadas
Tintas
Complexa, Deliciosa e Tiunfo.
Brancas
Babosa, Malvasia Babosa, Caracol, Carão de Moça, Listrão, Moscatel, Rio Grande e Valveirinho.

Características Organoléticas
As características organoléticas do Vinho da Madeira são muito complexas e variadas e dependem essencialmente do tipo e tempo de envelhecimento, do seu grau de doçura e da casta(s) utilizada(s) na sua elaboração.

O leque de tipos de Vinho da Madeira assenta, principalmente:
- Na casta Tinta Negra (Tinta Negra Mole) que pode originar vinhos com diferentes graus de doçura, do seco ao doce, condicionados pelo momento de interrupção da fermentação;
- Nas castas nobres de que são elaborados e das quais recebem os nomes por que são colocados à disposição do consumidor:
- “Sercial” - o mais seco, de cor âmbar com reflexos alaranjados, bouquet amendoado e um firme carácter; 
-"Verdelho” - menos seco que o anterior, de cor âmbar ou amarelo-acastanhado, com bouquet amendoado, sabor meio seco e muito equilibrado;
- “Boal” - meio doce, rico de aroma e sabor; 
-"Malvasia” muito aromático e macio e também muito doce;
- “Terrantez” - o mais raro, normalmente com características de transição entre o Verdelho e o Boal.
(1) a contagem deste período não pode ser iniciada antes de 1 de Janeiro do ano seguinte, quando a alcoolização tenha sido efetuada durante a fermentação.
(2) nunca antes de 31 de Outubro do 2.º ano seguinte à colheita. A expedição/exportação a granel só pode ter lugar decorridos, pelo menos, 6 meses após a alcoolização e 3 meses após a estufagem, mas nunca antes de 31 de Outubro do ano seguinte ao da respetiva colheita.
(3) quando o designativo for associado ao ano da colheita e o produto for obtido de castas nobres tradicionais.
(4) quando o designativo "Solera" for associado a uma data deverá ser a data de colheita do vinho base.

DOP "Madeirense"
Legislação Base
Portaria n.º 86/99, de 12 de Maio, da Secretaria Regional da Agricultura, Florestas e Pescas.
Área Geográfica
Abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Castas Recomendadas

Tintas e Rosadas

Bastardo, Cabernet Sauvignon, Complexa, Deliciosa, Malvasia Cândida Roxa (Malvasia Roxa), Maria Feld, Merlot, Tinta Barroca, Tinta Negra (Tinta Negra Mole), Touriga Franca (Touriga Francesa) e Touriga Nacional.

Brancas
Arnsburger, Carão de Moça, Chardonnay, Chenin, Folgasão (Terrantez), Lilás (Alvarinho Lilás), Malvasia Bianca, Malvasia Branca de São Jorge, MalvasiaCândida, Malvasia Fina (Boal), Rio Grande, Sauvignon, Sercial, Tália (Ugni Blanc) e Verdelho.

 
 

Não há nenhum produto para listar nesta categoria.

MercadoNacional - MudançasMercadoNacional - SotãoMercadoNacional

>MercadoNacional é uma empresa do Grupo RMSG, Ldª, onde poderá facilmente encomendar os melhores produtos regionais e Gourmet do melhor que se produz em Portugal, e sempre ao melhor preço.! >MudançasMercadoNacional é uma empresa do Grupo onde criamos alegria e libertamos espaço na sua nova casa.! >No SotãoMercadoNacional é fácil encontrar e há de tudo para comprar. Pode efectuar pesquisas, em função da Categoria e Sub-Categoria em que o Artigo se encontra, assim como pela Localização do mesmo. Assim os compradores encontram facilmente o que procuram perante as suas necessidades. Experimente já!

Contacte-nos

encomendas@mercadonacional.pt
geral@mercadonacional.pt

Twitter

Facebook