Frutas - Fruta é um fruto doce

Os produtos biológicos são obtidos através de uma agricultura que não recorre à utilização de agro químicos (fertilizantes, herbicidas, pesticidas, adubos químicos, insecticidas, entre outros…) evitando a degradação do ambiente e respeitando o equilíbrio da natureza ao sustentar vários ecossistemas como os animais, insectos e plantas.

A agricultura biológica é produzida de modo a evitar o esgotamento dos solos através da prática de rotação de culturas. Os alimentos são tratados apenas com recurso a métodos tradicionais como é o caso, por exemplo, do controlo das ervas daninhas que é feito manualmente de modo a preservar a fertilidade do solo e a qualidade das águas subterrâneas.

Consumidores asseguram que é possível encontrar o sabor genuíno dos alimentos nos produtos biológicos. Investigadores defendem que a qualidade dos produtos biológicos é superior à dos convencionais pois são ricos em antioxidantes, indispensáveis na prevenção de algumas doenças. Estudos científicos comprovam ainda a relação existente entre os pesticidas e algumas doenças como o cancro, asma, alergias, entre outras.

Segundo o Regulamento de Agricultura Biológica da União Europeia, este tipo de agricultura deve seguir vários requisitos para que os produtos possam ter o logótipo e o rótulo de agricultura biológica da UE. Para além disso, os transformadores no sector biológico da UE também são sujeitos a inspecções pelo menos uma vez por ano para garantir que cumprem os requisitos legais.

1 - 5 de 5 resultados